Afinal, o que é BPO financeiro?
A sigla BPO significa “business process outsourcing”, o que pode ser traduzido livremente como “terceirização de processos do negócio”. Logo, o BPO financeiro é uma prática de terceirização de tarefas e serviços financeiros de uma empresa.
Entre as atividades que podem ser terceirizadas dessa forma estão:
- cobranças;
- faturamento;
- gestão de contratos;
- gestão de contas a pagar e a receber;
- emissão de relatórios e demonstrativos.
Por meio do BPO, a companhia pode externalizar tarefas financeiras para um terceiro especializado. Esse parceiro, munido de ferramentas e expertise, é remunerado pela atividade oferecida. Logo, é possível contar com profissionais qualificados sem ter que contratá-los diretamente.
Qual é a função da empresa de BPO financeiro?
A função de uma companhia terceirizada desse tipo é gerenciar processos financeiros da organização que a contratou. Por causa disso, ela assume tarefas cruciais e especializadas do departamento financeiro.
Entre as responsabilidades estão a contabilidade, gestão de folha de pagamento, emissão de relatórios fiscais, entre outras. Ademais, ela tem a função de ajudar a otimizar o desempenho das finanças, identificando oportunidades de economia e melhoria de processos.
Ou seja, a empresa de BPO financeiro serve como um parceiro estratégico. Seu papel é facilitar a gestão financeira, contribuindo para a eficiência e sucesso dos negócios do cliente.
Em quais processos financeiros atua o BPO?
A companhia terceirizada pode assumir integral ou parcialmente as operações referentes às finanças da contratante. Veja, a seguir, os detalhes de algumas dessas atividades:
- gerenciamento de operações financeiras: a burocracia pode dificultar o desenvolvimento de estratégias. O BPO permite que o negócio se concentre em sua atividade-fim;
- gestão de fluxo de caixa: esse processo oferece uma visão completa das transações financeiras da organização. A solução também identifica falhas e sugere soluções, revelando a realidade das finanças do negócio;
- análise de indicadores: os KPIs (indicadores-chave de desempenho) oferecem uma visão geral da performance. O BPO financeiro gerencia indicadores vitais como lucratividade, faturamento, margem de lucro, ROI, entre outros;
- administração de contas: a expertise do serviço eleva a eficiência desse processo. Ele contribui para o controle de pagamentos e recebimentos e ajuda a gerir a inadimplência;
- conciliação bancária: a saúde financeira depende do controle das transações. Com a terceirização, a documentação e organização da conciliação passam a ser cuidadosamente geridas.
Quais são as vantagens da terceirização da área financeira?
Agora que você já sabe o que é BPO financeiro, chegou o momento de conhecer os benefícios de terceirizar esse setor da companhia. Confira!
Maior adaptabilidade na organização do trabalho interno
Com uma equipe externa, as rotinas e a organização do trabalho se tornam mais flexíveis. Isso ocorre porque a responsabilidade recai sobre a empresa de BPO contratada.
Essa vantagem se traduz em vantagens organizacionais. Com adaptabilidade, os profissionais internos têm mais espaço para focar em questões estratégicas, em vez de priorizar atividades operacionais ou burocráticas. Assim, pode haver um aumento na lucratividade.
Flexibilizar a cadeia de serviços contábeis
A terceirização financeira propicia maior adaptabilidade na organização das atividades empresariais ligadas à contabilidade. Dessa forma, o negócio pode se antecipar a alterações no mercado, não se limitando à execução das tarefas diárias.
O BPO também costuma se ajustar às necessidades do empreendimento, oferecendo um leque de serviços. Ele pode atender a todas as demandas contábeis do negócio ou se encarregar apenas de operações que demandam uma reestruturação completa do trabalho, por exemplo.
Diminuir os gastos com a operação
Ao terceirizar as funções financeiras é comum economizar na operação. Isso acontece porque o negócio tem acesso a um time especializado e capaz de otimizar os resultados sem que seja preciso contratar os profissionais, de modo a reduzir sua infraestrutura.
É possível economizar em processos de recrutamento, treinamentos de alto nível e, mesmo assim, ter mais eficiência na execução dos processos contábeis. Ainda, a visão externa do BPO financeiro ajuda a encontrar oportunidades de economia e fortalece o controle das rotinas que podem influenciar os resultados do negócio.
Como implementar o serviço de BPO financeiro?
Além de compreender os benefícios do serviço, é relevante entender como implementar o BPO financeiro para aproveitar as vantagens que ele proporciona ao negócio.
Entenda como o processo deve ser feito!
Atribua as responsabilidades a especialistas competentes
Para que o BPO seja eficaz, é necessário contar com uma equipe com elevada capacidade, cultura sólida e processos claramente delineados. Funções como conciliação bancária diária devem ser confiadas a um profissional de contabilidade com experiência em administração financeira.
Já a exposição dos resultados e a análise de dados, por exemplo, deve ser realizada por um profissional com conhecimento consultivo. Dessa maneira, existe a chance de obter mais eficiência.
Contrate serviços que se adaptam à realidade da empresa
Em geral, as empresas de BPO financeiro contam com planos que se alinham às diferentes demandas dos clientes. Então a gestão deve analisar os pacotes padronizados disponibilizados e as opções de serviços extras mais complexos que também podem ser contratados.
Assim, há como escolher aquele que melhor atende às necessidades do negócio. Ao final, isso faz a diferença para aproveitar ao máximo os benefícios da terceirização.
Use uma plataforma de gestão financeira inteligente
A utilização de um bom software para a gestão das finanças é fundamental para a estruturação de um BPO financeiro. Dessa forma, garante-se mais integração, segurança e produtividade para os processos.
A Milmoney é uma plataforma de gestão financeira inteligente que se destaca nesse cenário. Ela está alinhada com as normas internacionais de segurança e é projetada para servir empresas que operam com diferentes métodos de pagamento.
Ao mesmo tempo, é possível ter total transparência sobre as informações e seus fluxos. Ao optar por uma boa solução tecnológica, há chances de acelerar o serviço, integrar informações de forma eficaz e minimizar gastos.
Como você aprendeu, entender o que é BPO financeiro é fundamental para as companhias que buscam maior eficiência. A adoção dessa solução possibilita a otimização de processos e um foco mais direcionado para o core business. Com a implementação adequada, há como explorar os diversos benefícios apresentados.